Homens armados sequestram alunos de escola católica na Nigéria

Por Ahmed Kingimi e Ben Ezeamalu 22/11/2025 - 08:59 hs
Foto: OLYMPIA DE MAISMONT / AFP
Homens armados sequestram alunos de escola católica na Nigéria
Visão geral de uma sala de aula vazia de uma escola primária da Autoridade Local de Educação (LEA)

Homens armados na Nigéria sequestraram estudantes de uma escola católica na madrugada de sexta-feira, no mais recente ataque depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou com uma ação militar por causa do tratamento dado aos cristãos no país da África Ocidental.

A polícia e o governo local do Estado de Níger, onde ocorreu o ataque, confirmaram que os alunos haviam sido sequestrados da St. Mary's School, mas não disseram quantos.

A estação de TV Arise News informou que 52 estudantes foram sequestrados.

A situação de segurança da Nigéria tem sido submetida a um exame minucioso desde que Trump ameaçou com uma ação militar "rápida" se o país não reprimir a matança de cristãos.

O governo nigeriano diz que as alegações de Trump de que os cristãos enfrentam perseguição na Nigéria são uma deturpação.

A polícia disse que as agências de segurança estavam no local do ataque de sexta-feira à escola católica, vasculhando as florestas próximas para tentar resgatar os sequestrados.

O governo do Estado de Níger afirmou que a escola havia ignorado uma instrução de que os internatos deveriam ser fechados devido à informação de inteligência que indicava uma grande chance de ataques.

Outros ataques nesta semana incluem o sequestro, na segunda-feira, de 25 alunas de um internato no Estado de Kebbi e um ataque a uma igreja no Estado de Kwara, no qual uma autoridade da igreja disse à Reuters que 38 fiéis foram levados por homens armados.

A onda de ataques desta semana fez com que o presidente nigeriano, Bola Tinubu, cancelasse suas viagens a África do Sul e Angola, onde deveria participar de uma cúpula do G20 e de uma cúpula da União Africana e da União Europeia.

UOL - Seu universo online